Bem vindo ao Blog - Fundamas Casa Brasil Sul.
Hoje é

Graduações


O Sistema de Graduação do Beribazu, um dos mais antigos dos que são atualmete utilizados no Brasil, é baseado nas cores dos Orixás (Iemanjá, Xangô, Oxóssi, Oxum, Iansã, Ogum, Oxalá) e na história do negro, e tem a seguinte sequência azul, marrom, verde, amarela, roxa, vermelha e branca. As graduações intermediárias de duas cores representam uma fase de transição e preparação para a fase subsequente.

O Sistema Beribazu de Graduações segue a fundamentação elaborada por Mestre Zulu, no dia 22 de novembro de 1979, a partir da relação das fases sociais vividas pelo negro no Brasil com os domínios de irradiação dos Orixás do Candomblé e da Umbanda. Esta relação é de caráter meramente filosófico, sem o comprometimento da capoeira com rituais místico-religiosos.

A identificação hierárquica dentro do grupo Beribazu é a seguinte:

Corda Azul, Azul-Marrom, Marrom, Marrom-Verde e Verde - Aluno

Corda Verde-Amarela - Estagiário

Corda Amarela - Monitor

Corda Amarelo-Roxa - Instrutor

Corda Roxa - Contramestre (Professor)

Corda Vermelho e Roxa - Mestrando

Corda Vermelha - Mestre Edificador

Corda Branca - Mestre Dignificador


Quadro esquemático com a síntese do sistema de graduação:

Cor da corda Azul

Categoria Aluno Fase Social Vivida Pelo Negro: Negro Cativo. Representa o período compreendido entre o aprisionamento do negro na África , o seu transporte pelo mar e sua venda em terras brasileiras.

Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre o mar é Iemanjá.

Relação entre cada Fase Social e o Domínio de Irradiação: As viagens do Negros eram verdadeiros martírios em alto-mar. Iemanjá tem domínio de irradiação sobre o mar, assim, os negros cativos estavam sob a proteção da rainha do mar Iemanjá: Azul.

Cor da corda Azul-Marrom e Marrom

Categoria Aluno Fase Social Vivida Pelo Negro: Negro Escravo. representa a fase em que o negro começa a prestar trabalho escravo nas lavoura perdendo assim a sua liberdade pela exploração de sua força de trabalho por um “senhor” – seu dono absoluto que aniquilava todas as sua esperanças de liberdade para o corpo e para a alma.

Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá Xangô representa o grande guardião do céu e da terra e seu domínio de irradiação está nos raios, no trovão e no fogo.

Relação entre cada Fase Social e o Domínio de Irradiação: Desterrar o negro do seu torrão natal significou a perda total da liberdade. Estando o negro fora do âmbito da terra e do céu da África, Xangô não o acolheria. Cor representativa de Xangô: Marrom.

Cor da corda Marrom-Verde e Verde

Categoria Aluno Fase Social Vivida Pelo Negro: Negro Quilombola. Representa a alternativa de rebeldia preferida pelos escravos para conquistarem a liberdade. Os quilombos eram a comunidades independentes, cada qual com sua importância e com a sua peculiaridades.

Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre as matas, onde ficavam os quilombos é Oxóssi.

Relação entre a cada Fase Social e o Domínio de Irradiação: Os quilombos eram comunidades muito dinâmicas, de grande riqueza sócio-cultural. O quilombola tinha nas matas o seu ambiente, a sua moradia. O Orixá Oxóssi tem relação direta com as matas. Cor representativa do Oxóssi: Verde.

Cor da corda Verde-Amarela e Amarela

Categoria Estagiário e Monitor Fase Social Vivida Pelo Negro: Fase do Negro Capitão de Areia. Representa a fase decorrente da p promulgação da Lei do Ventre Livre em 1871, em que as crianças nasciam livres como as águas doces mas caiam na delinqüência como as águas de cachoeira, por não terem condições de se manterem plenamente livres.

Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre os rios e cachoeiras é Oxum, detentora de grande beleza e filha de mimada de Oxalá.

Relação entre cada fase Social e o Domínio de Irradiação: A Lei do Ventre Livre representa um aspecto dúbio, em que a criança nascia livre como as águas doces nas nascentes e caia na delinqüência e na marginalidade como as águas em queda numa cachoeira. Oxum tem domínio de irradiação sobre os rios e cachoeiras. Cor representativa de Oxum: Amarela.

Cor da corda Amarela-Roxa e Roxa

Categoria Instrutor e Contramestre ou Professor Fase Social Vivida Pelo Negro: Fase do Negro Sexagenário: representa a fase advinda com a vigência da Lei dos sexagenários que, à primeira vista, apresentava-se como uma generos concessão. No entanto, faltava ao escavo sexagenário, condições de vida para exercer uma atividade lucrativa capaz de promover a sua manutenção. Assim, conheceu a liberdade como a dos ventos e também o desafio da sobrevivência como que uma tempestade.

Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre os ventos e tempestades é Iansã, ama altiva guerreira que enfrenta destemidamente o perigo.

Relação entre cada fase Social e o Domínio de Irradiação: A Lei dos Sexagenários promoveu uma dualidade na vida do negro: a liberdade almejada e o desafio da sobrevivência na velhice. A liberdade sem berço é representada pelos ventos de origem incerta; o desafio da sobrevivência é representado pelas tempestades. Cor representativa de Iansã: Roxa.

Cor da corda Roxa-Vermelha e Vermelha

Categoria Mestrando e Mestre Edificador Fase Social Vivida Pelo Negro: Fase do Nego Liberto. Representa a fase advinda com a vigência da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. A sociedade da época via o negro liberto como ignorante, preguiçoso e desordeiro e o marginalizava. Este, por sua vez, nas busca pela sobrevivência, notabilizou-se como guerreiro, participando de maltas e empreitadas como capanga.

Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre sobre as guerras, os desastres e conflitos em geral é Ogum.

Relação entre cada Fase Social e o Domínio de Irradiação: As rivalidades entre as maltas de capoeira eram seríssimas e os confrontos eram sempre sangrentos. A polícia era o terror dos escravos libertos. A atitude guerreira do negro liberto se ajustava no domínio de irradiação de Ogum. Cor representativa de Ogum: Vermelha.

Cor da corda Branca

Categoria Mestre Dignificador Fase Social Vivida Pelo Negro: Fase do Negro Cidadão. Representa a fase em que o negro consegue reconhecer-se criticamente a partir de sua inserção na sociedade e torna-se consciente de seus direitos universais de cidadania. A partir daí aprende a ser universal.

Domínio de Irradiação dos Orixás: O Orixá que tem domínio de irradiação sobre todo o universo é Oxalá. É a divindade da criação, da pureza e da paz. É o chefe supremo e pai de quase todas as divindades.

Relação entre cada Fase Social e o Domínio de Irradiação: Com a veiculação secular de imagens estereotipadas do negro, formou-se um racismo dissimulado. O seu combate exige o envolvimento consciente de todos os segmentos sociais na busca de uma cidadania plena para todos. O exercício da cidadania plena está associada à universalidade de irradiações de Oxalá. Cor representativa de Oxalá: Branca.

Estado de relação entre cada fase social e o domínio de irradiação:

Corda Azul: Negro Cativo chegou ao Brasil sendo transportado por via marítima e o Orixá que tem Domínio de Irradiação sobre o Mar é Iemanjá, Dessa forma o AZUL representa a cor da primeira corda do Sistema de Graduação.